quarta-feira, 29 de abril de 2009

GRUPO III


As chuvas ácidas na perspectiva de um historiador


Há mais de um século que se fala na chuva ácida. Porém, nem sempre foi um problema. A percepção da chuva ácida só ocorreu a partir das manifestações ambientais causadas pela industrialização após a revolução industrial em 1850 pelo aumento das emissões de dióxido de enxofre e de óxido de azoto. Anteriormente, os fenómenos naturais como a actividade vulcânica e a decomposição de plantas libertavam SO2 (dióxido de enxofre), para a atmosfera. Este fenómeno fomenta a acidez da água, mas não chega a causar danos ecológicos.

A chuva ácida é um grave problema em países onde se queima grandes quantidades de carvão, rico em enxofre, para gerar electricidade, como na China e na Rússia, ou onde o tráfego automóvel é muito intenso, como em vastas regiões da Europa e na América do Norte. Tem igualmente aumentado em regiões onde a densidade populacional é muito grande, como a Índia e a China. Com o uso das grandes chaminés para emitir os gases, a área poluída abrangida tem vindo a aumentar, sendo a chuva ácida um problema mundial. Assim, as zonas montanhosas são muito afectadas por serem áreas onde a precipitação é muito intensa, como é o exemplo da Escandinávia.

O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez em 1872 por Robert Angus Smith, químico e climatologista inglês que identificou a correlação entre a chuva ácida e a poluição atmosférica. Ele usou a expressão para descrever a precipitação ácida que ocorreu em 1852 sobre a cidade de Manchester um importante centro durante a Revolução Industrial. Ele observou que essa chuva ácida podia levar à destruição da natureza.

Embora a chuva ácida tenha sido descoberta desde 1852, apenas na década de 1970 que os cientistas começaram a observá-la. Na década de 70, o jornal New York Times publicou os resultados obtidos dos estudos da Hubbard Brook Experimental Forest (HBES), que demonstravam os múltiplos danos ambientais que a chuva ácida causava. Em 1972, o professor de Ecologia na Universidade de Toronto, Harold Hervey, publicou um dos seus trabalhos sobre a morte em massa de animais num lago devido à acidificação das chuvas. Esta teoria causou uma grande revolução na política ambiental, passando a chuva ácida a ser considerado como um problema à escala mundial.

1 comentário:

  1. As questões deste grupo são:

    - Foram as chuvas ácidas sempre um problema?
    - Quando começaram as chuvas ácidas a ser um problema?
    - Numa perspectiva de evolução histórica o que tem contribuído para causar este problema?
    - Haverá algumas lições a aprender com a história?

    ResponderEliminar